Trabalhos GT21 - Educação e Relações Etnico-raciais
Imprimir

 

1000 - GT21

Professoras Negras: construindo identidades e

práticas de enfrentamento do racismo no espaço escolar

CLAUDILENE MARIA

DA SILVA

RES.

ÍNTEGRA

195 - GT21

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E DE INCLUSÃO

ÉTNICORRACIAL: AÇÕES AFIRMATIVAS NA

UNEMA  UMA QUESTÃO DE (RE)EDUCAÇÃO

 

Valci Aparecida Barbosa

 ELIZETH GONZAGA

DOS SANTOS LIMA

RES.

ÍNTEGRA

975 - GT21

IDENTIDADE, TERRITORIALIDADE E

EDUCAÇàNA COMUNIDADE

QUILOMBOLA DE CONCEIÇÃO

DAS CRIOULAS

GIVÃNIA MARIA DA SILVA

RES.

ÍNTEGRA

1149 - GT21

O ENSINAR E O APRENDER DO JONGO EM

COMUNIDADES QUILOMBOLAS: A MAESTRIA

 DOS JONGUEIROS CUMBA.

Carolina dos Santos

Bezerra Perez

RES.

ÍNTEGRA

481 - GT21

A EDUCAÇÃO BRASILEIRA ESTARÁ

RECEPTIVA À FILOSOFIA AFRICANA?

JULVAN MOREIRA

DE OLIVEIRA

RES.

ÍNTEGRA

194 - GT21

Da educação do campo à educação quilombola:

 esboço de um percurso

Suely Noronha

de Oliveira

RES.

ÍNTEGRA

304 - GT21

O CASO DO

PRÉ-VESTIBULAR PARA NEGROS E CARENTES

DIOCESE DE DUQUE DE CAXIAS, JORNAL PILAR,

1990.

CLÁUDIA REGINA

DE PAULA

RES.

ÍNTEGRA

115 - GT21

Formação de intelectuais negros e negras: a experiência

 de assessores/as educacionais para assuntos

da Comunidade Negra

ERIVELTO SANTIAGO

SOUZA

RES.

ÍNTEGRA

430 - GT21

Relações etnicorraciais e currículos escolares

nas teses e dissertações em Educação (1987-2006):

possibilidades de repensar a escola

Kátia Evangelista Regis

RES.

ÍNTEGRA

1070 - GT21

Reflexões em torno das relações raciais no Brasil

e da constituão da identidade de crianças negras na sala

de aula com base na perspectiva dialógica

FRANCISCA DE LIMA

CONSTANTINO

RES.

ÍNTEGRA

1244 - GT21

INTERSECCIONALIDADES, VULNERABILIDADES

E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NÃO-DISCRIMINATÓRIAS:

POR UM NOVO PARADIGMA DISCURSIVO

tatiana nascimento

dos santos

DENISE MARIA BOTELHO

RES.

ÍNTEGRA

396 - GT21

Considerações sobre a (não)implementação

da Lei 10.639/03 em escolas públicas

do município do Rio de Janeiro

MARIA ELENA

 VIANA SOUZA

RES.

ÍNTEGRA

1234 - GT21

EDUCAÇÃO QUILOMBOLA EM DEBATE:

 A ESCOLA EM CAMPINHO DA INDEPENDÊNCIA

(RJ) E A PROPOSTA DE UMA PEDAGOGIA QUILOMBOLA

KALYLA MAROUN

JOSE MAURICIO PAIVA

ANDION ARRUTI

RES.

ÍNTEGRA

393 - GT21

Da autoria como iniciativa afirmativa e

emancipatória um breve foco em práticas

escriturísticaestéticas apresentadas

por uma afro-brasileira que compõe sambas

 

Diony Maria

Oliveira Soares

RES.

ÍNTEGRA

1225 - GT21

IDENTIDADES E DIVERSIDADE NO COTIDIANO

 ESCOLAR: O lugar afro-brasileiro

MARIA BATISTA

LIMA

RES.

ÍNTEGRA

343 - GT21

Etnoeducação e dimensões político-pedagógicas

 da diversidade cultural nas propostas curriculares

do Brasil e da Colômbia

CLAUDIA MIRANDA

RES.

ÍNTEGRA

308 - GT21

HENRIQUE DIAS: UM HERÓI NEGRO REPRESENTADO

EM LIVROS ESCOLARES DE LEITURA ULITIZADOS

 NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS PERNAMBUCANAS

 EM MEADOS DO SÉCULO XIX

ADLENE SILVA ARANTES

RES.

ÍNTEGRA

1030 - GT21

VALORES E SABERES DA AFRO DIÁSPORA E

AS LINGUAGENS PEDAGICAS DO JONGO:

DIÁLOGOS SOBRE ARTICULAÇÕES E POSSIBILIDADES

LYGIA DE OLIVEIRA

 FERNANDES

RES.

ÍNTEGRA

35 - GT21

PESQUISAS SOBRE LITERATURA INFANTO- JUVENIL

 E RELAÇÕES RACIAIS: UM BREVE ESTADO DA ARTE

DÉBORA CRISTINA

DE ARAUJO

RES.

ÍNTEGRA

183 - GT21

O JOGO AFRICANO MANCALA E A FORMAÇÃO

DE PROFESSORES EM AFRICANIDADES MATEMÁTICAS

RINALDO PEVIDOR PEREIRA

HENRIQUE CUNHA JUNIOR

RES.

ÍNTEGRA

951 - GT21

JOVENS NEGROS EM PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO:

TRAJERIAS DE VIDA E ESCOLARIZAÇÃO

VILMA APARECIDA

DE PINHO

RES.

ÍNTEGRA

289 - GT21

RELAÇÕES RACIAIS EM LIVROS DIDÁTICOS

DE GEOGRAFIA DO PARANÁ

WELLINGTON OLIVEIRA

DOS SANTOS

RES.

ÍNTEGRA

1019 - GT21

EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA EM MINAS

GERAIS: ENTRE AUNCIAS E EMERGÊNCIAS

SHIRLEY APARECIDA

DE MIRANDA

RES.

ÍNTEGRA

927 - GT21

A EXPERIÊNCIA DOS ESTUDANTES AFRICANOS

DAS COMUNIDADES DOS PAÍSES DE NGUA

 PORTUGUESA (CPLP) NA UNIVERSIDADE:

ENCONTROS E (DES) ENCONTROS

MARIA APARECIDA SANTOS

CORREA BARRETO

RES.

ÍNTEGRA

236 - GT21

DO IDEÁRIO DO BRANQUEAMENTO AO

RECONHECIMENTO DA NEGRITUDE:

BIOPOLÍTICA, EDUCAÇÃO E A QUESTÃO

RACIAL NO BRASIL

MICHELE BARCELOS

DOEBBER

RES.

ÍNTEGRA

1039 - GT21

IDENTIDADES/DIFERENÇAS INDÍGENAS

NAS TEIAS DE UM CURRÍCULO UNIVERSITÁRIO

SÔNIA FILIÚ

ALBUQUERQUE LIMA

RES.

ÍNTEGRA

470 - GT21

A manifestação do preconceito e da discriminação

racial na trajetória dos alunos negros bolsistas do Prouni

EUGENIA PORTELA

DE SIQUEIRA MARQUES

RES.

ÍNTEGRA

107 - GT21

Memória, racismo e cultura urbana: um estudo

 sobre mulheres negras em Juiz de Fora - (1950/1970)

GIANE ELISA SALES

DE ALMEIDA

CLAUDIA MARIA COSTA ALVES

RES.

ÍNTEGRA

427 - GT21

Relações étnico-raciais na Educação Profissional

integrada à EJA: reflexões acerca da formação continuada

de professores

SILVANI DOS SANTOS

VALENTIM

RES.

ÍNTEGRA

1058 - GT21

Com a palavra as crianças: algumas reflexões sobre

as relações raciais na escola

ARLEANDRA CRISTINA

TALIN DO AMARAL

RES.

ÍNTEGRA