Trabalhos GT21 - Educação e Relações Etnico-raciais
1000 - GT21 | Professoras Negras: construindo identidades e práticas de enfrentamento do racismo no espaço escolar | CLAUDILENE MARIA DA SILVA | RES. | ÍNTEGRA |
195 - GT21 | PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E DE INCLUSÃO ÉTNICORRACIAL: AÇÕES AFIRMATIVAS NA UNEMAT – UMA QUESTÃO DE (RE)EDUCAÇÃO
| Valci Aparecida Barbosa ELIZETH GONZAGA DOS SANTOS LIMA | RES. | ÍNTEGRA |
975 - GT21 | IDENTIDADE, TERRITORIALIDADE E EDUCAÇÃO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS | GIVÃNIA MARIA DA SILVA | RES. | ÍNTEGRA |
1149 - GT21 | O ENSINAR E O APRENDER DO JONGO EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS: A MAESTRIA DOS JONGUEIROS CUMBA. | Carolina dos Santos Bezerra Perez | RES. | ÍNTEGRA |
481 - GT21 | A EDUCAÇÃO BRASILEIRA ESTARÁ RECEPTIVA À FILOSOFIA AFRICANA? | JULVAN MOREIRA DE OLIVEIRA | RES. | ÍNTEGRA |
194 - GT21 | Da educação do campo à educação quilombola: esboço de um percurso | Suely Noronha de Oliveira | RES. | ÍNTEGRA |
304 - GT21 | O CASO DO PRÉ-VESTIBULAR PARA NEGROS E CARENTES DIOCESE DE DUQUE DE CAXIAS, JORNAL PILAR, 1990. | CLÁUDIA REGINA DE PAULA | RES. | ÍNTEGRA |
115 - GT21 | Formação de intelectuais negros e negras: a experiência de assessores/as educacionais para assuntos da Comunidade Negra | ERIVELTO SANTIAGO SOUZA | RES. | ÍNTEGRA |
430 - GT21 | Relações etnicorraciais e currículos escolares nas teses e dissertações em Educação (1987-2006): possibilidades de repensar a escola | Kátia Evangelista Regis | RES. | ÍNTEGRA |
1070 - GT21 | Reflexões em torno das relações raciais no Brasil e da constituição da identidade de crianças negras na sala de aula com base na perspectiva dialógica | FRANCISCA DE LIMA CONSTANTINO | RES. | ÍNTEGRA |
1244 - GT21 | INTERSECCIONALIDADES, VULNERABILIDADES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NÃO-DISCRIMINATÓRIAS: POR UM NOVO PARADIGMA DISCURSIVO | tatiana nascimento dos santos DENISE MARIA BOTELHO | RES. | ÍNTEGRA |
396 - GT21 | Considerações sobre a (não)implementação da Lei 10.639/03 em escolas públicas do município do Rio de Janeiro | MARIA ELENA VIANA SOUZA | RES. | ÍNTEGRA |
1234 - GT21 | EDUCAÇÃO QUILOMBOLA EM DEBATE: A ESCOLA EM CAMPINHO DA INDEPENDÊNCIA (RJ) E A PROPOSTA DE UMA PEDAGOGIA QUILOMBOLA | KALYLA MAROUN JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI | RES. | ÍNTEGRA |
393 - GT21 | Da autoria como iniciativa afirmativa e emancipatória: um breve foco em práticas escriturísticas estéticas apresentadas por uma afro-brasileira que compõe sambas
| Diony Maria Oliveira Soares | RES. | ÍNTEGRA |
1225 - GT21 | IDENTIDADES E DIVERSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR: O lugar afro-brasileiro | MARIA BATISTA LIMA | RES. | ÍNTEGRA |
343 - GT21 | Etnoeducação e dimensões político-pedagógicas da diversidade cultural nas propostas curriculares do Brasil e da Colômbia | CLAUDIA MIRANDA | RES. | ÍNTEGRA |
308 - GT21 | HENRIQUE DIAS: UM HERÓI NEGRO REPRESENTADO EM LIVROS ESCOLARES DE LEITURA ULITIZADOS NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS PERNAMBUCANAS EM MEADOS DO SÉCULO XIX | ADLENE SILVA ARANTES | RES. | ÍNTEGRA |
1030 - GT21 | VALORES E SABERES DA AFRO DIÁSPORA E AS LINGUAGENS PEDAGÓGICAS DO JONGO: DIÁLOGOS SOBRE ARTICULAÇÕES E POSSIBILIDADES | LYGIA DE OLIVEIRA FERNANDES | RES. | ÍNTEGRA |
35 - GT21 | PESQUISAS SOBRE LITERATURA INFANTO- JUVENIL E RELAÇÕES RACIAIS: UM BREVE ESTADO DA ARTE | DÉBORA CRISTINA DE ARAUJO | RES. | ÍNTEGRA |
183 - GT21 | O JOGO AFRICANO MANCALA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM AFRICANIDADES MATEMÁTICAS | RINALDO PEVIDOR PEREIRA HENRIQUE CUNHA JUNIOR | RES. | ÍNTEGRA |
951 - GT21 | JOVENS NEGROS EM PROCESSO DE “RESSOCIALIZAÇÃO”: TRAJETÓRIAS DE VIDA E ESCOLARIZAÇÃO | VILMA APARECIDA DE PINHO | RES. | ÍNTEGRA |
289 - GT21 | RELAÇÕES RACIAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO PARANÁ | WELLINGTON OLIVEIRA DOS SANTOS | RES. | ÍNTEGRA |
1019 - GT21 | EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA EM MINAS GERAIS: ENTRE AUSÊNCIAS E EMERGÊNCIAS | SHIRLEY APARECIDA DE MIRANDA | RES. | ÍNTEGRA |
927 - GT21 | A EXPERIÊNCIA DOS ESTUDANTES AFRICANOS DAS COMUNIDADES DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA (CPLP) NA UNIVERSIDADE: ENCONTROS E (DES) ENCONTROS | MARIA APARECIDA SANTOS CORREA BARRETO | RES. | ÍNTEGRA |
236 - GT21 | DO IDEÁRIO DO BRANQUEAMENTO AO RECONHECIMENTO DA NEGRITUDE: BIOPOLÍTICA, EDUCAÇÃO E A QUESTÃO RACIAL NO BRASIL | MICHELE BARCELOS DOEBBER | RES. | ÍNTEGRA |
1039 - GT21 | IDENTIDADES/DIFERENÇAS INDÍGENAS NAS TEIAS DE UM CURRÍCULO UNIVERSITÁRIO | SÔNIA FILIÚ ALBUQUERQUE LIMA | RES. | ÍNTEGRA |
470 - GT21 | A manifestação do preconceito e da discriminação racial na trajetória dos alunos negros bolsistas do Prouni | EUGENIA PORTELA DE SIQUEIRA MARQUES | RES. | ÍNTEGRA |
107 - GT21 | Memória, racismo e cultura urbana: um estudo sobre mulheres negras em Juiz de Fora - (1950/1970) | GIANE ELISA SALES DE ALMEIDA CLAUDIA MARIA COSTA ALVES | RES. | ÍNTEGRA |
427 - GT21 | Relações étnico-raciais na Educação Profissional integrada à EJA: reflexões acerca da formação continuada de professores | SILVANI DOS SANTOS VALENTIM | RES. | ÍNTEGRA |
1058 - GT21 | Com a palavra as crianças: algumas reflexões sobre as relações raciais na escola | ARLEANDRA CRISTINA TALIN DO AMARAL | RES. | ÍNTEGRA |